Trump irá buscar hegemonia regional no mar do Sul da China, dizem acadêmicos chineses

Publicado em 25/11/2016 07:30

LOGO REUTERS 2.0

PEQUIM (Reuters) - A chegada de Donald Trump à Casa Branca não significa que os Estados Unidos irão se retirar do mar do Sul da China, e sim que irão continuar a buscar uma "hegemonia regional", disseram nesta sexta-feira acadêmicos chineses que elaboraram um relatório para um centro de estudos governamental influente.

Garantir o "controle absoluto" sobre essa rota marítima é o cerne da estratégia militar dos EUA na Ásia-Pacífico, de acordo com o que os autores disseram ser o primeiro relatório público da China sobre a presença militar dos norte-americanos na região, que foi divulgado nesta sexta-feira em Pequim.

"Não haverá uma reversão na política dos EUA para o mar do Sul da China", disse Wu Shicun, diretor do Instituto Nacional de Estudos do Mar do Sul da China, importante centro de pesquisa sediado em Hainan que redigiu o relatório.

Trump raramente mencionou o mar do Sul da China durante a campanha eleitoral, em vez disso se concentrando na relação comercial com Pequim e ameaçando rotular a China de manipuladora do câmbio e impor tarifas de importação sobre produtos chineses.

O comprometimento de Washington com seus aliados não irá mudar, e tampouco sua postura de proteger a liberdade de navegação no Mar do Sul da China, disse Wu. Assim sendo, as tensões entre a China e os EUA na rota marítima provavelmente irão crescer no mesmo passo do crescimento militar chinês.

A China reivindica a maior parte das águas ricas em recursos energéticos, pelas quais cerca de 5 trilhões de dólares em remessas trafegam a cada ano. Os vizinhos Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã também têm reivindicações na área.

Esforços recentes dos EUA para se contraporem ao que veem como uma limitação chinesa à liberdade de navegação no mar do Sul da China despertaram a ira de Pequim e temores de um conflito militar. Em outubro, uma patrulha de navios de guerra norte-americanos foi considerada "ilegal" e "provocadora" pelo Ministério das Relações Exteriores chinês.

"Da perspectiva dos EUA, as atividades de construção de larga escala da China no Mar do Sul da China confirmaram sua suspeita de que a China pretende implementar uma estratégia anti-acesso/negação de área", diz o relatório.

Haverá "mais continuidade do que mudança" na política militar de Trump na Ásia-Pacífico, opinou Zhu Feng, diretor do Centro do Mar do Sul da China da Universidade Nanjing, no lançamento do relatório.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário