Trump promete acabar com acordo entre EUA e Cuba se Havana não fizer outro melhor

Publicado em 28/11/2016 14:14

WASHINGTON (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em publicação no Twitter nesta segunda-feira que irá acabar com o "acordo" dos Estados Unidos com Cuba caso a ilha não faça outro melhor, refletindo sua promessa de campanha de rever as ações do presidente Barack Obama de reaproximação com o adversário da Guerra Fria.

"Se Cuba não estiver disposta a fazer um acordo melhor para o povo cubano, o povo cubano/americano e os EUA como um todo, eu irei acabar com o acordo", escreveu Trump.

No sábado, Trump, um republicano, disse em comunicado que sua administração irá "fazer tudo que puder" assim que assumir em 20 de janeiro para aumentar a liberdade e prosperidade para os cubanos após a morte de Castro.

O comunicado não indicava se Trump irá seguir uma ameaça feita em sua campanha à Casa Branca de revertar a aproximação diplomática de Obama com Cuba, levando alguns a ver o ato como um abrandamento de sua retórica sobre o país.

A morte de Castro fez com que alguns cubanos se preocupassem com a possibilidade de Trump acabar com os laços comerciais e de viagens entre EUA e Cuba que começaram a surgir nos últimos dois anos, desde uma declaração histórica de Obama.

Cuba sempre mostrou resistência ao que vê como uma tentativa dos EUA de mudar seu sistema político interno, mas o governo não falou muito sobre Trump e aguarda para ver se o presidente eleito converte suas retóricas duras em mudanças políticas reais.

(Reportagem de Susan Heavey, em Washington, e Daniel Trotta, em Havana)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética