Câmara e Senado articulam emenda para blindar seus presidentes de processos no Supremo

Publicado em 08/12/2016 06:15

Ônus e bônus Caciques da Câmara e do Senado articulam uma emenda à Constituição para blindar os presidentes das duas Casas. A ideia é deixar claro que, se eles ficam impedidos de exercer a Presidência da República quando se tornam réus, também devem partilhar o benefício do chefe do Executivo de não ser responsabilizado por fato sem relação com o mandato — pontos previstos no mesmo artigo da Constituição. Para não alimentar a crise, a proposta é apresentar o texto só em 2017.

Vespeiro A dificuldade será combinar com as ruas a aprovação de mais uma medida para beneficiar políticos.

Rebobina a fita Após a decisão do STF, alguns colegas avaliaram que a presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, sai do episódio Renan Calheiros com a imagem arranhada — sua conduta vinha sendo elogiada até aqui.

‌Sete vidas Alguns dos mais próximos funcionários de Renan já haviam arrumado as gavetas na terça (6), logo após o senador “trucar” o afastamento determinado por Marco Aurélio Mello.

Estátua! Fiel da balança peemedebista na Presidência, o PSDB firmou posição diante da crise: apesar das dificuldades, não ensaiará movimentos de desembarque do governo federal. “Teremos um envolvimento gradual”, diz um tucano paulista.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

    A Ministra Presidente do STF já mostrou a cara quem ela é, falsa ! Fez uma emenda na Constituição !

    É muito importante saber que nós não precisamos cumprir ordem judicial ! A Lei é para todos, se Renan pode, nós também podemos descumprir !

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Me diga uma coisa Sr. Antonio, se um juiz manda te chamar no Fórum, voce vai ou não? Vai com advogado ou sem? Pois é, já escorei em muita porta da Fórum. Para desobedecer é preciso ter os meios, ou vão colocar a policia, e vão te por na cadeia. Quantos aqui já passaram por isso? Já fui em audiência bebado, e o promotor perguntou.. você bebeu? Respondi... com meu dinheiro. Até o juiz riu e acabou com a audencia, o promotor sapateava no lugar e não pode fazer nada. A justiça brasileira não é esse terror que estão tentando fazer dela. Lembra do processo de demonização da PM? Os esquerdistas diziam que os PMs agiam com abuso de autoridade, eram meio loucos mesmo naqueles tempos, qualquer coisa puxavam o 30 e metiam bala. Mas e aí, acabaram com o poder da policia e o que aconteceu? Mais mortes por assassinato no Brasil do que em paises em guerra. Todos falam na insegurança no campo, mas ela é geral, nas cidades é ainda pior pois existe o problema das drogas, tudo isso por que houve um afrouxamento da autoridade e não aumento como querem dizer. Enfraqueçam o judiciário e bem logo verão que a única defesa possivel será a própria força, não haverá recurso a não ser defender-se do jeito que puder. Ninguém faz nada se não tiver os meios, e ninguém se pergunta, quais os meios Renan Calheiros utilizou nessa ato de demonstração de força?

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sabe Antonio Carlos, voce me fez lembrar de muita coisa, de horas de espera em botecos tomando gim com tônica, entre audiencias desmarcadas, atrasos, e reflexões. Atraso dos juizes fique bem claro, por que réu não pode chegar atrasado. Algumas vezes fui sem advogado, e se você tem razão é melhor ir sem se não conhecer um bom, são poucos os bons advogados. Existem sim os honestos e quando é honesto e bom, sempre é caro. Entenderam o que digo? Se você está enrascado e pega um advogado tem que estar sempre atento ao que ele faz. Ora, você chega em frente à um juiz, chamar de doutor já basta, ele não te conhece, nunca te viu, são pessoas que passam horas resolvendo problemas os mais cabeludos que existem, e ainda por cima chega um advogado da outra parte te acusando de tudo quanto é coisa... qual a função do juiz? Estão entendendo o que digo? Qualquer FDP nos acusa e vamos ter que provar que somos inocentes. Nesses casos quem é o pilantra? O juiz que recebe a denúncia? O promotor cuja função é acusar para tentar condenar? Normalmente por trás de denúncias mequetrefes, existem advogados mais mequetrefes ainda. Aliás, corrupção é um ótimo negócio para eles. Nessas alturas devem ter percebido que reduzir os problemas da justiça à abuso de autoridade de juizes e promotores é coisa de criança. O promotor vem como um leão prá cima de você, o que você faz? Alega suas razões, se ele faltar com o respeito, faltamos com o respeito com ele. Entenderam, isso é ser igual perante a lei, respeitar um advogado, um juiz, um promotor iniquo é antes de mais nada um desrespeito com a gente mesmo. A mão do estado é pesada? É muito, por isso tantos temem. Como se resiste à isso?

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Uma vez morei em uma fazenda onde só tinha um córrego dágua que dava em uma represa que abastecia de água as casas. Um belo dia de domingo, um avião que estava pulverizando no vizinho resolveu passar em cima da represa com a bomba do avião aberta. Quase na mesma hora os peixes começaram a boiar. Era a segunda vez que faziam isso. Fiquei muito triste. Imediatamente fui na fazenda vizinha tentar falar com o piloto, chegando lá expliquei a situação, o piloto estava voando. Todos riram da minha cara, então fui reclamar com os administradores da fazenda, riram mais ainda. Disse que tomaria providencias, riram ainda mais. Rezei para Nossa Senhora e fui atrás, isso faz tanto tempo que nao lembro mais o órgão que fui reclamar, mas chegando lá o sujeito que mandava em tudo me recebeu,... expliquei a situação para ele e no outro dia cedo haviam duas viaturas com quatro fiscais cada na porta da minha casa. Só expliquei o que havia acontecido e eles foram falar com os administradores, me contaram como foi, pessoas que moravam naquela fazenda e gostavam de mim, me apoiavam mas não podiam falar nada. Nunca mais olharam na minha cara e passaram a falar mal de mim em todos os lugares. Eram gente respeitada. Depois disso ainda pegaram o piloto na sede da empresa de aviação, diziam que foi bonito de ver o valentão acrocando para duas mulheres que lher rezaram o ABC direitinho.

      3