Janot não vê motivo para pedir investigação de Temer e Padilha em caso Geddel

Publicado em 16/12/2016 14:46

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concluiu que não existem indícios no momento para pedir a abertura de um inquérito contra o presidente Michel Temer e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, no caso que culminou com o pedido de demissão de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo, informou a Procuradoria-Geral da República nesta sexta-feira.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, ao analisar o material que lhe foi encaminhado após depoimento do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero à Polícia Federal, Janot decidiu que não lhe cabe também pedir uma investigação de Geddel já que ele deixou o ministério e não tem mais prerrogativa de foro junto ao Supremo Tribunal Federal, onde a PGR atua.

Em novembro, Geddel pediu demissão da Secretaria de Governo em meio à afirmação de Calero, que o acusou de pressioná-lo pela liberação de um empreendimento imobiliário que havia sido embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura. Geddel havia comprado um apartamento no empreendimento em Salvador.

Inicialmente, após a denúncia do ex-titular da Cultura, Temer assegurou Geddel no cargo, mas o aliado acabou pedindo demissão ao presidente depois que Calero afirmou em depoimento à PF que Temer lhe disse em conversa que o episódio havia causado embaraços ao governo, pois havia irritado Geddel, e pedido que Calero encontrasse uma "saída" para encaminhar o caso à Advocacia-Geral da União (AGU).

No depoimento à PF, Calero disse que também foi procurado por Padilha para tratar da obra embargada pelo Iphan na capital baiana. O depoimento de Calero foi encaminhado para análise de Janot.

Temer e Padilha negaram tentar pressionar Calero. O presidente disse que apenas tentou mediar um conflito entre dois ministros, encaminhando o caso à AGU, responsável por arbitrar disputas entre órgãos do governo.

Geddel também negou ter tentado pressionar o então ministro da Cultura.

Na quinta-feira, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu aplicar uma censura ética a Geddel e enviar as informações colhidas no processo ao Ministério Público Federal por considerar que existem indícios de irregularidades além de problemas éticos.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário