Governo mantém TJLP em 7,5% ao ano no 1º trimestre de 2017

Publicado em 22/12/2016 06:18

LOGO REUTERS 3.0

BRASÍLIA (Reuters) - O Conselho Monetário Nacional (CMN) manteve a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) em 7,5 por cento ao ano, patamar que será válido para o primeiro trimestre de 2017, divulgou o Ministério da Fazenda nesta quarta-feira.

Esta é a quarta vez seguida que o CMN não mexe na taxa, que é utilizada nos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em dezembro do ano passado, a TJLP foi elevada pela quinta vez consecutiva a 7,5 por cento, para vigorar no primeiro trimestre deste ano, num esforço de redução de subsídios do governo para o reequilíbrio das contas públicas.

Desde então, segue no mesmo patamar.

Segundo o diretor da secretaria-executiva do Ministério da Fazenda, Júlio César Costa Pinto, a decisão pela manutenção levou em conta o nível do risco país nos dois últimos trimestres.

"Enquanto a avaliação dos membros do Conselho Monetário em relação à meta de inflação e ao prêmio de risco se mantiverem, a TJLP será mantida em 7,5 por cento", afirmou.

Questionado se os dois cortes na taxa básica de juros neste ano -- em 0,25 ponto cada, deixando a Selic em 13,75 por cento ao ano -- não teriam aberto espaço para uma TJLP mais baixa, Costa Pinto afirmou que as reduções da Selic vão acabar aparecendo no risco país.

"Perspectiva de melhoria da economia fatalmente será avaliada quando da próxima decisão para o 2º trimestre de 2017", acrescentou.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário