Brasil e Peru irão cooperar em investigações sobre corrupção

Publicado em 13/01/2017 15:05

LOGO REUTERS 3.0

BRASÍLIA (Reuters) - Os procuradores-gerais do Brasil e Peru assinaram nesta sexta-feira um acordo para aumentar cooperação entre os dois países na “luta contra a corrupção”, à medida que investigações sobre propinas e fraudes envolvendo companhias brasileiras se expandem para outros países onde atuam na América Latina.

“Iremos estabelecer diálogo e transmissão de informações de uma maneira mais direta e espontânea”, disse a repórteres o procurador-geral do Peru, Pablo Sánchez Velarde, após encontro com o procurador-geral brasileiro, Rodrigo Janot.

“Estamos muito interessados em obter informações para melhorar nossas investigações”, acrescentou Velarde.

O acordo acontece dois dias após o controlador peruano, Edgar Alarcon, dizer que irregularidades em contratos dados a Odebrecht, empreiteira brasileira no centro do maior escândalo de corrupção no Brasil, custaram 283 milhões de dólares ao Peru.

A Odebrecht, que assinou um acordo de leniência no Brasil, concordou em colaborar com autoridades peruanas e pagar uma quantia inicial de 8,9 milhões de dólares como gesto de cooperação.

A companhia também concordou em pagar 59 milhões de dólares ao Panamá e 32 milhões de dólares à Colômbia em indenização por propinas.

Velarde disse que a cooperação não será limitada somente ao caso Odebrecht, mas para quaisquer casos de corrupção transnacional.

“Não iremos tolerar nenhum tipo de corrupção no Peru”, disse Velarde.

(Reportagem de Stephen Eisenhammer)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário