No Estadão: Quatro bancos concentram 72,4% dos ativos das instituições financeiras

Publicado em 16/01/2017 07:03
200 exibições

Enquanto o governo discute maneiras de incentivar a queda do juro como impulso à retomada da atividade econômica, números do Banco Central mostram que a concentração bancária no País, com os últimos negócios registrados no setor, continua a crescer. Dados relativos a setembro de 2016 revelam que os quatro maiores bancos no País – Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e Bradesco – concentram 72,4% dos ativos totais das instituições financeiras comerciais, de acordo com dados do Banco Central. Em 2000, os quatro maiores bancos do Brasil detinham uma participação de 50,4% no total de ativos.

Basta lembrar do passado recente para perceber o alcance do processo de reorganização da banca brasileira. Nas ruas, diversas instituições financeiras desapareceram após serem absorvidas. O Unibanco, por exemplo, se juntou ao Itaú. A Nossa Caixa foi incorporada pelo Banco do Brasil, a maior instituição financeira do País em ativos. Recentemente, as placas do HSBC foram substituídas pelas do Bradesco. Há casos ainda mais simbólicos: o antigo Banco América do Sul foi comprado pelo italiano Sudameris, que foi adquirido pelo ABN Amro Real que, por sua vez, foi integrado ao Santander Brasil – hoje o quinto maior banco brasileiro. O resultado desse processo é que os bancos grandes ficaram ainda maiores.

Leia a notícia na íntegra no site do Estadão

Fonte: Estadão

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Misteriosamente volta o discurso da concentração de renda! E a maioria pensando que o PT iria "redistribuir" renda. Sim, como todo partido comunista esses radicais deram migalhas ao povo e enriqueceram ainda mais seus "colaboradores". O sistema econômico inteiro está na mão de bandidos cuidadosamente protegidos pelas autoridades. Todo o sistema econômico menos a base de um setor, qual será?

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      REDISTRIBUIR QUER DIZER TIRAR OU ROUBAR DOS OUTROS----SO' BANDIDOS

      1