Dólar tem estabilidade ante real, dividido entre exterior e realização de lucros

Publicado em 16/01/2017 09:16

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava estável ante o real nesta segunda-feira, monitorando o comportamento da moeda norte-americana ante outras divisas no exterior em dia de feriado nos Estados Unidos, que limitará a liquidez nos mercados, e com algum movimento de realização de lucros.

Às 10:14, o dólar operava estável, a 3,2216 reais na venda, após ter fechado o pregão anterior com alta de 1,45 por cento, maior em quase um mês e meio. O dólar futuro tinha leve baixa de cerca de 0,10 por cento.

"Sem a referência dos Estados Unidos e com a agenda esvaziada, o mercado monitora o exterior, sobretudo à espera pela May", disse o analista de câmbio da corretora Gradual Investimentos, Marcos Jamelli, referindo-se ao discurso da primeira-ministra britânica, Theresa May, na terça-feira.

Reportagens no final de semana na Europa informaram que ela sinalizaria um cenário de saída "dura" do Reino Unido da União Europeia, mas a porta-voz da premiê afirmou se tratarem de "especulações.

Os investidores estão preocupados que uma ruptura decisiva da UE afete as exportações britânicas e expulse investimento estrangeiro do país. A libra chegou nesta sessão ao nível mais baixo desde outubro passado ante o dólar diante de temores com o Brexit "duro".

No exterior, o dólar subia ante uma cesta de moedas e ante divisas como os pesos mexicano e chileno e o rand sul-africano.

Os mercados também estavam de olho na posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na próxima sexta-feira. Ainda há temores de que sua política econômica possa ser inflacionária, o que pressionaria o Federal Reserve, banco central norte-americano, a aumentar ainda mais os juros e atrair à maior economia do mundo recursos hoje aplicados em outras praças, como a brasileira.

Internamente, por conta do feriado norte-americano, o volume de negociações ficará reduzido, o que pode amplificar o vaivém do dólar frente ao real. "Os compradores estão vendendo um pouco e embolsando os lucros", acrescentou Jamelli.

Na máxima do dia, o dólar foi a 3,2335 reais e, na mínima, a 3,2196 reais.

A expectativa por ingresso de fluxo financeiro no futuro também continuava. "Muitas empresas já captaram e outras devem aproveitar a janela e isso contém a aceleração do dólar", avaliou o sócio da Omnix Corretora, Vanderlei Muniz.

O Banco Central continuava fora do mercado de câmbio, pelo menor por enquanto. A última vez que atuou foi em 13 de dezembro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coca-Cola eleva previsão anual por demanda global e preços maiores
Dólar sobe frente ao real antes de feriado e decisão do Fed
Brasil tem desemprego de 7,9% no tri até março, diz IBGE
Minério de ferro tem queda em sessão antes do feriado, mas caminha para ganhos mensais
Israel entrará em Rafah com ou sem acordo de reféns em Gaza, diz Netanyahu