Donald Trump se torna o 45º presidente dos EUA

Publicado em 20/01/2017 14:42

O republicano Donald Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos —o mais velho a assumir a Casa Branca.

Em seu primeiro discurso como presidente, Trump adotou tom agressivo e protecionista. "Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nosso patrimônio e sonhos."

Depois dos eventos no Capitólio, Trump participa de almoço oficial no prédio do Congresso. O desfile presidencial pela avenida Pensilvânia até a Casa Branca terá início às 18h. À noite, Trump e sua mulher, Melania, devem comparecer a três bailes oficiais.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

Na Veja: Populista e nacionalista, Trump promete ‘devolver poder ao povo’

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez seu primeiro discurso à nação americana durante sua cerimônia de posse nesta sexta-feira em Washington. “Estamos transferindo o poder de Washington D.C. e devolvendo a vocês, o povo”, afirmou o republicano.

Repetindo promessas de sua campanha, o 45º presidente insistiu que os Estados Unidos voltarão a ser prioridade em sua gestão e, assim, acabará com o desemprego no país e fará com a nação se desenvolva. “Seguiremos duas regras simples: compre americano e contrate americanos”, declarou. “20 de janeiro de 2017 será lembrado como o dia em que as pessoas se tornaram os governantes mais uma vez. Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos. Todo mundo está escutando vocês agora”.

Ao iniciar sua fala, em um gesto de união nacional, Trump agradeceu seu predecessor pela ajuda no processo de transferência do poder na Casa Branca. “Somos gratos ao presidente Barack Obama e à primeira-dama Michelle Obama por sua graciosa ajuda durante essa transição. Eles foram magníficos”, disse.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

 

Fonte: Folha de S. Paulo + Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos