Pesquisa aponta corrupção maior no mundo e vê ligação com alta do populismo; Brasil cai em ranking

Publicado em 25/01/2017 11:37

LOGO REUTERS 3.0

Por Andrea Shalal

BERLIM (Reuters) - Os níveis crescentes de percepção da corrupção e da desigualdade social criaram um terreno fértil para o aumento do número de políticos populistas em 2016, disse a entidade global Transparência Internacional (TI) nesta quarta-feira, em relatório anual que registra uma queda de três posições do Brasil no ranking dos países avaliados.

Segundo a TI, líderes populistas como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a candidata presidencial francesa Marine Le Pen denunciaram elos entre uma "elite corrupta" e a marginalização da classe trabalhadora com, mas normalmente os partidos antissistema não têm sido capazes de atacar a corrupção quando ocupam o poder, disse o grupo.

"No caso de Donald Trump, os primeiros sinais de uma traição de suas promessas já estão aí", escreveu o chefe de pesquisa da TI, Finn Heinrich, em um blog sobre o relatório da entidade. Ele disse que Trump está falando em "reverter uma legislação anticorrupção essencial e ignorando os conflitos de interesse em potencial que irão exacerbar, e não controlar, a corrupção."

O relatório veio à tona dois dias depois de advogados constitucionais e de ética entrarem com uma ação civil alegando que Trump está "submerso em conflitos de interesse". O presidente refutou as alegações e disse que o processo apresentado pelos Cidadãos pela Responsabilidade e a Ética em Washington "não tem mérito".

BRASIL EM 79º

A TI disse que grandes casos de corrupção, como o esquema investigado pela operação Lava Jato no Brasil, mostram como recursos públicos estão sendo desviadas para beneficiar poucos, alimentando a exclusão social.

A nota do Brasil caiu no índice nos últimos cinco anos devido a uma série de escândalos de corrupção, mas a TI destacou que as autoridades de combate à corrupção começaram a levar à Justiça aqueles antes considerados intocáveis.

O Brasil caiu no ranking de 2016 para o 79° lugar na atualização anual do relatório ante o 76º posto ocupado no ano anterior.

O relatório do grupo disse ainda que o Catar teve a maior queda na confiança em 2016 na esteira de escândalos envolvendo dirigentes da Fifa e relatos de abusos de direitos humanos em obras da Copa do Mundo. A Somália foi a última da lista pelo décimo ano.

A TI disse que o relatório revelou uma corrupção difundida no setor público de todo o mundo. Entre os 176 países avaliados, 69% tiveram menos de 50 pontos na escala de 0 a 100 do índice, no qual 0 assinala "muito corrupto" e 100 "muito limpo". Mais nações regrediram do que avançaram no índice de 2016, apontou a entidade.

Para romper o "círculo vicioso" entre a corrupção e a distribuição desigual de poder e riqueza nas sociedades, afirma a TI, os governos deveriam frear o esquema de 'porta giratória' entre líderes empresariais e autoridades governamentais de alto escalão.

O grupo também pediu controles maiores sobre os bancos e outros negócios que ajudaram a lavar dinheiro e medidas para proibir empresas secretas que ocultam as identidades de seus verdadeiros proprietários.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário