Adversários de Maia entram no STF com nova ação contra candidatura do presidente da Câmara

Publicado em 30/01/2017 16:50

LOGO REUTERS 3.0

BRASÍLIA (Reuters) - Adversários do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), apresentaram nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança para impedir a candidatura do deputado do DEM.

Apresentada pelos líderes do PTB, Jovair Arantes (GO), e do PSD, Rogério Rosso (DF), além dos deputados Júlio Delgado (PSB-MG), e André Figueiredo (PDT-CE), todos candidatos à presidência da Câmara, a peça argumenta que eventual recondução de Maia no posto “afigura-se impossível em face da vedação expressa” do texto constitucional.

Jovair e Figueiredo já haviam lançado suas candidaturas, enquanto Rosso, que havia suspendido sua campanha, anunciou nesta segunda-feira que estava de volta à disputa. Também nesta segunda, Júlio Delgado se declarou candidato ao posto.

O mandado de segurança apresentado pelos deputados pede que seja concedida liminar determinando que a Mesa Diretora da Casa se abstenha de receber o registro da candidatura do atual presidente ou a suspensão da eleição até que o STF se pronuncie sobre o tema.

Para o caso de a corte não se manifestar a tempo e Maia se reeleger, a peça pede ainda a suspenção da posse do deputado. Também solicita que seja cassado o mandato de Maia como presidente, caso vença a disputa, e a realização de nova eleição em 5 dias úteis.

Outras ações sobre a possibilidade de recondução de Maia tramitam no STF.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário