Bloco de apoio a Maia para presidência da Câmara reúne mais de 300 deputados; PMDB deve ficar com a vice

Publicado em 01/02/2017 12:58

LOGO REUTERS 3.0

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conseguiu reunir em torno de sua candidatura um super bloco com mais de 300 deputados, que além de garantir votos  à sua reeleição, ocupará boa parte dos cargos da Mesa Diretora da Casa.

Formado por 13 partidos --PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PtdoB, segundo informações da Secretaria-Geral da Câmara-- e 358 deputados, o blocão de Maia, pelo critério da proporcionalidade, terá direito às primeiras seis escolhas. Depois, poderá ainda fazer a oitava escolha e a décima primeira escolha de cargo.

O PT, que ao longo de janeiro vinha negociando com candidatos à presidência da Câmara uma participação na Mesa, deve ficar apenas com a sétima escolha, que muito provavelmente será uma suplência. O PT fechou um bloco de 91 deputados com o PDT, que tem um candidato à presidência, André Figueiredo (CE), e o PCdoB. Mas segundo um parlamentar que acompanha as negociações, Maia deve receber muitos votos desse grupo.

O bloco de apoio a Jovair Arantes (PTB-GO), outro candidato, conta com 41 integrantes do PTB, SD, PROS e PSL.

Ainda que seus partidos integrem os blocos de apoio a outros nomes, os deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Júlio Delgado (PSB-MG) lançaram campanha e podem oficializar suas candidaturas até às 23h desta quarta-feira.

A deputada do PSOL Luiza Erundina (SP) também anunciou sua candidatura.

Na quinta-feira, deputados irão definir os 11 cargos da Mesa Diretora: presidente, dois vices-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Os blocos foram formalizados nesta quarta-feira.

Na tarde desta quarta o Senado elege seu novo presidente e demais integrantes da Mesa.

 

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário