TCU abre auditoria sobre garantias da União a empréstimos de Estados e municípios

Publicado em 01/02/2017 16:01

LOGO REUTERS 3.0

BRASÍLIA (Reuters) - O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira a abertura de uma auditoria para analisar as garantias dadas pela União a empréstimos tomados por Estados e municípios.

A auditoria, proposta pela ministra Ana Arraes, vai inclusive subsidiar a ação do TCU na análise das contas do governo.

"Já em 2012, este Tribunal apurou que a União estava concedendo garantias a entes da Federação com fraca capacidade de pagamento e apontou os riscos de tal procedimento. Assim, a União permitiu que Estados e municípios se endividassem no momento em que muitos deles já enfrentavam sérios problemas fiscais, e agora está sendo obrigada a arcar com as consequências", diz a comunicação feita pela ministra Ana Arraes na sessão desta quarta-feira do tribunal.

Segundo a ministra, a ideia da auditoria é "esclarecer montantes honrados e ressarcidos, juros e demais encargos incorridos, mecanismos de ressarcimento dos valores pagos e, ainda, apurar eventuais responsabilidades de gestores públicos que permitiram o endividamento de entes que não possuíam capacidade de pagamento suficiente".

(Por Leonardo Goy)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário