China eleva taxa de juros de curto prazo em novo sinal de aperto monetário

Publicado em 03/02/2017 06:12

LOGO REUTERS 3.0

Por Winni Zhou e Elias Glenn

XANGAI (Reuters) - O banco central da China surpreendeu os mercados financeiros nesta sexta-feira ao elevar as taxas de juros de curto prazo no primeiro dia após o feriado prolongado, em mais um sinal de aperto da política monetária no momento em que a economia mostra sinais de estabilização.

Embora as altas dos juros tenham sido modestas, elas reforçam as visões de que as autoridades chinesas têm a intenção de conter a saída de capital e também os riscos ao sitema financeiro desencadeados por anos de estímulo alimentado pela dívida.

Taxas de juros mais altas podem levar empresas afetadas pela dívida a realizar desalavancagem, ainda que com o risco de afetar o crescimento.

O banco central da China elevou a taxa de juros sobre operações de recompra reversa no mercado aberto em 0,10 ponto percentual, em vigor a partir de 3 de fevereiro.

Ele também aumentou as taxas de empréstimo sobre seu instrumento de empréstimo de curto prazo (SLF, na sigla em inglês).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário