Dólar salta quase 2% nesta 6ª feira e vai a R$ 3,11, mas fecha terceiro mês seguido em queda

Publicado em 24/02/2017 17:34

LOGO REUTERS 3.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta de quase 2 por cento nesta sexta-feira, voltando à casa de 3,11 reais, com investidores procurando proteção diante da folga prolongada do Carnaval em meio ao cenário político local mais sensível.

A moeda norte-americana, no entanto, fechou fevereiro com queda de 1,20 por cento, terceiro mês consecutivo de perdas, que acumularam 8,09 por cento.

O dólar avançou 1,86 por cento, a 3,1133 reais na venda, maior alta desde 1º de dezembro passado (+2,40 por cento). Na véspera, a moeda norte-americana havia recuado ao nível de 3,05 reais pela primeira vez em quase dois anos.

Na mínima da sessão, o dólar marcou 3,0670 reais e, na máxima, 3,1194 reais. O dólar futuro subia cerca de 1,20 por cento no final da tarde.

"É normal o mercado se proteger em feriados longos. Isso não significa mudança na trajetória de baixa (do dólar)", comentou um profissional da mesa de câmbio de uma corretora nacional.

Na véspera do feriado de Carnaval, os investidores assumiram posições mais defensivas, antecipando-se a eventuais noticiários que possam sair no feriado e gerar turbulências. Os mercados financeiros locais voltam a funcionar apenas na quarta-feira.

Na véspera, foi noticiado que José Yunes, ex-assessor especial da Presidência e amigo do presidente Michel Temer, disse ter recebido um pacote em seu escritório a pedido do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e em seguida o teria entregado ao doleiro Lúcio Funaro, preso no âmbito da Lava Jato.

O temor entre os investidores era de que esse quadro político, caso evolua, possa atrapalhar a votação de importantes projetos do governo no Congresso Nacional, como a reforma da Previdência.

Além disso, também afetou o humor nos mercados o fato de a escolha de Osmar Serraglio (PMDB-PR) para o Ministério da Justiça ter gerado fortes reações na bancada do PMDB na Câmara dos Deputados.

"A escolha de Serraglio se destaca por ter criado divergências dentro do PMDB, podendo dificultar o caminho para aprovação de reformas no lugar de facilitar", comentou a corretora Advanced em relatório.

No exterior, o dólar operava praticamente estável ante uma cesta de moedas, com os investidores duvidando da probabilidade de reforma fiscal rápida e rápido impulso nos gastos da administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Para março, a perspectiva do mercado era de que o dólar mantenha sua trajetória de queda frente a real e, com a virada do mês, mais uma vez voltava a especulaçãp sobre qual será a atuação do Banco Central para rolar os swaps tradicionais--equivalente à venda futura dedólares-- que vencem em abril, ou 9,711 bilhões de dólares.

"O BC tem sinalizado que está confortável com o nível atual da moeda (dólar), o que significa que essa especulação não deve interferir nos preços, pelo menos não tão já", comentou um operador de câmbio de uma corretora local.

Para os contratos de swaps que vencem em março, o BC acabou rolando apenas uma pequena parte.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário