Janot planeja investigar ministros e senadores por corrupção, diz fonte

Publicado em 06/03/2017 07:05

BRASÍLIA (Reuters) - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, planeja pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) talvez já nesta semana para investigar ministros da equipe do presidente Michel Temer e senadores do seu partido PMDB por corrupção, afirmou à Reuters neste domingo uma fonte familiarizada com os planos.

O jornal Folha de S.Paulo publicou na edição deste domingo que a lista da Procuradoria-Geral inclui os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Wellington Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência).

A fonte, que pediu para não ser identificada porque não estava autorizada a falar publicamente, disse à Reuters que a essência da reportagem da Folha estava correta, mas não confirmou os nomes dos ministros e senadores envolvidos no pedido, que se baseia no recente acordo de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht.

No momento do pedido, os promotores também solicitarão ao STF que divulgue o conteúdo dos depoimentos dos executivos, que estão sob sigilo, disse a fonte.

Ainda de acordo com a reportagem da Folha, a lista da PGR também inclui do PMDB o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), o líder do partido e ex-presidente da Casa, Renan Calheiros (AL) e os senadores Edison Lobão (MA) e Romero Jucá (RR). Também aparecem os senadores do PSDB José Serra (SP) e Aécio Neves (MG).

Conforme o jornal, Janot ainda vai requerer o desmembramento para instâncias inferiores de casos envolvendo políticos sem foro no STF citados nos depoimentos, entre eles os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci.

As pessoas citadas na reportagem têm negado qualquer irregularidade relatada por executivos da Odebrecht.

(Reportagem de Anthony Boadle)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa recua com agentes ainda ajustando perspectivas sobre juros
BC vai dividir regulamentação de criptoativos em fases, prevê propostas no fim do ano
Previsões do mercado para Selic e juros sobem; para o PIB houve queda
Bostic, do Fed, diz que "levará algum tempo" para termos confiança na inflação
Dólar avança frente ao real em semana de digulgação da ata do Fed