Boletim Focus: Perspectiva para corte da Selic permanece de 1 p.p. após ata do Copom

Publicado em 24/04/2017 09:11

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A perspectiva de economistas para o ritmo de afrouxamento monetário no próximo encontro do Banco Central permaneceu inalterada após a autoridade monetária divulgar que chegou a discutir um corte maior na taxa básica de juros.

A pesquisa Focus realizada pelo BC e divulgada nesta segunda-feira apontou que os especialistas continuam vendo corte de 1 ponto percentual na reunião de maio do Comitê de Política Monetária (Copom).

A taxa Selic, atualmente em 11,25 por cento após o último corte de 1 ponto percentual, deve terminar este ano e o próximo em 8,5 por cento, projeções mantidas no levantamento.

O grupo que reúne os que mais acertam as previsões, o Top-5, também continua vendo a Selic a 8,50 por cento ao final de ambos os anos.

A ata do último encontro divulgada na semana passada mostrou que o BC chegou a discutir que a conjuntura econômica já permitiria corte maior na Selic, mas acabou optando por redução mais modesta em função do cenário de incertezas e riscos.

A perspectiva para a inflação continua se enfraquecendo no levantamento com uma centena de economistas, mostrando queda de 0,02 ponto percentual na estimativa para este ano, a 4,04 por cento.

Na semana passada, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, estimou que a inflação chegará ao seu nível mais baixo no terceiro trimestre.

Para 2018, as contas para a alta do IPCA também diminuíram e chegaram a 4,32 por cento, de 4,39 por cento anteriormente.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017 passou a ser visto em uma taxa de 0,43 ponto percentual, 0,03 ponto percentual a mais, enquanto que para 2018 permaneceu em 2,5 por cento.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário