Oposição declara 'obstrução política' na Câmara até Maia instalar comissão de impeachment de Temer

Publicado em 23/05/2017 14:44

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A oposição na Câmara da Deputados anunciou nesta terça-feira que fará “obstrução política” nas votações até que o presidente da Casa, Rodrigo Maia, dê andamento ao impeachment do presidente Michel Temer, em confronto com a tentativa do governo de criar um clima de normalidade no Legislativo.

De acordo com o líder da oposição, deputado José Guimarães (PT-CE), após reunião que contou com o PT, PCdoB, PDT, Rede, PSOL e representantes de outros partidos que não integravam a oposição, o grupo chegou à conclusão de obstruir votações para demonstrar que o governo “não reúne mais condições de votar nem as reformas e muito menos outras matérias”.

“Não há normalidade no país para nós deixarmos votar matérias nesse momento aqui na Casa, a não ser que o presidente da Casa tome providência para instalar aquilo que é normal... que é a comissão especial do impeachment”, disse Guimarães.

Segundo a Secretaria-Geral, até o momento foram apresentados 13 pedidos de impeachment contra Temer --nove deles após o escândalo envolvendo delações e gravação de áudio do presidente com empresário da JBS.

Um deles, aliás, de autoria de um advogado, foi apresentado quando Temer ainda era vice, e utilizava os mesmos argumentos que embasaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff: no exercício da Presidência, ele também assinou decretos de créditos suplementares sem autorização do Congresso.

Em abril do ano passado o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou em decisão liminar que a Câmara dos Deputados instalasse uma comissão especial para analisar o pedido, o que nunca ocorreu.

E a contagem de pedidos pelo impeachment de Temer continua. Na quinta-feira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, deve protocolar mais uma denúncia pedindo o afastamento do presidente, em nome da entidade, que decidiu pela apresentação do pedido de impeachment no fim de semana.

Por ora, no entanto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já mandou o recado que não deve acender o pavio de um processo de imepachment de Temer. Na segunda-feira, afirmou que não será um “instrumento” de “desestabilização” do governo.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário