Temer não responde a perguntas da Polícia Federal e pede arquivamento de inquérito ao STF

Publicado em 09/06/2017 18:02

LOGO REUTERS

Por Lisandra Paraguassu e Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer não respondeu às 82 perguntas entregues à sua defesa dentro do inquérito que o investiga por corrupção passiva, participação em organização criminosa e obstrução da Justiça e, através da sua defesa, pediu o arquivamento do inquérito.

Em petição entregue nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa do presidente alega que ele não irá responder às perguntas feitas pela Polícia Federal, porque, entre outros problemas, estas vão além dos fatos investigados, pedem "apreciações pessoais" do presidente sobre casos que ele diz desconhecer e, em alguns casos são "invasivas", versando sobre a "vida pessoal" de Temer.

"O questionário demonstra que os trabalhos investigativos, diante da ausência de elementos incriminadores, perderam-se no caminho", diz a petição.

Em relação às perguntas sobre o áudio da gravação entre Temer e o empresário da JBS Joesley Batista, a defesa do presidente afirma que não poderão ser respondidas porque a perícia pedida pela defesa não foi feita.

"As questões referentes à gravação não poderão ser respondidas, pois, uma vez contestada a sua ilegitimidade sob o duplo aspecto, material e formal, a não conclusão da perícia determinada por Vossa Excelência e aceita pelo Ministério Público, tornou-se condição sem a qual a gravação por hora é um nada jurídico", diz o texto.

Os advogados alegam ainda que Temer não poderá responder "indagações relativas aos depoimentos de empresários confessadamente delinquentes", referindo aos irmãos Joesley e Wesley Batista.

As perguntas foram enviadas ao presidente na terça-feira e deveriam ser respondidas em 24 horas. A defesa pediu mais tempo e o ministro do STF Edson Fachin deu prazo até as 17h desta sexta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário