Denúncia contra Temer seria rejeitada pela Câmara hoje por "mais de 300 votos", diz Marun

Publicado em 14/06/2017 12:38

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados deverá rejeitar por "mais de 300 votos" a autorização para que o Supremo Tribunal Federal julgue uma esperada denúncia a ser oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer, disse nesta quarta-feira o deputado Carlos Marun (MS), um dos vice-líderes do PMDB na Casa.

"Eu tenho a mais absoluta convicção de que hoje ela seria recusada por mais de 300 votos, mais absoluta convicção", disse Marun a jornalistas, pouco antes de se reunir com Temer no Palácio do Planalto. Para ser aceita, a denúncia precisaria ter a aprovação de 342 dos 513 deputados.

Para o deputado, uma denúncia não pode ser baseada em provas "inexistentes", "frágeis" ou até em "circunstâncias controversas", numa referência à gravação da conversa entre um dos sócios da JBS, o delator Joesley Batista, e Temer na qual, para a PGR, o presidente teria confessado o cometimento de crimes.

Marun e um grupo de deputados iriam se reunir com o presidente para defender que o governo retome a agenda de votações da reforma da Previdência na Câmara e não fique a reboque da espera da denúncia de Janot.

Para Marun, que foi presidente da comissão especial da reforma da Previdência na Câmara, não se pode ficar refém de uma "pseudocrise" e o governo precisa retomar o esforço de convencimento dos deputados para aprovar a reforma.

Nas contas do deputado peemedebista, o governo tem praticamente o mesmo número de votos a favor da reforma de antes da crise, cerca de 270. São necessários ao menos 308 votos em dois turnos para a matéria ser aprovada, já que se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Marun avalia que a base governista perdeu "tempo" com essa crise, mas que agora o ambiente seria favorável para recomeçar a caça por apoios. Ele disse acreditar ser possível votar a reforma no plenário da Câmara ainda antes do recesso parlamentar.

CUNHA

Antigo aliado do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Marun disse não crer que ele possa relatar, no depoimento que presta nesta quarta-feira no inquérito de Temer, algo que "agrave" a situação do presidente. O vice-líder destacou a inocência do presidente e fez questão de ressalvar que "há muito tempo" não tem nenhum contato com Cunha.

Em tom de ironia, Marun afirmou que a palavra de Joesley Batista vale "tanto quanto uma nota de 2,37 reais", ao ser perguntado sobre a gravação segundo a qual, para a Procuradoria, Temer aquiesceu com a compra de silêncio de Cunha feito pelo dono da JBS.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário