Protecionismo afeta o setor financeiro da China mas abertura ajuda, diz presidente do BC

Publicado em 20/06/2017 07:53

LOGO REUTERS

Por Andrew Galbraith e Winni Zhou

XANGAI (Reuters) - Instituições financeiras saudáveis são um pré-requisito para impedir uma crise financeira, e a maior abertura ajudará a construir um setor financeiro forte e competitivo, afirmou nesta terça-feira o presidente do banco central da China, Zhou Xiaochuan.

Falando em um fórum anual em Xangai, Zhou focou em reformas e competição, mas não discutiu desafios de política econômica como o gerenciamento do iuan ou o equilíbrio de esforços para desalavancar a economia e encorajar o crescimento.

Zhou afirmou que algumas pessoas interessadas em limitar a participação estrangeira no setor financeiro estão "focadas em seus próprios interesses" e não em fazer qualquer favor às instituições financeiras chinesas.

"Da experiência de muitos países, incluindo o nosso, proteção levará a comodismo e fraqueza...o protecionismo levará a uma competitividade fraca e afetará o desenvolvimento da indústria, e contribuirá para mercados e instituições instáveis", disse ele.

A indústria de serviços financeiros tem se beneficiado da abertura e tem que continuar assim, completou ele.

Embora o governo tenha aberto partes do setor financeiro à participação estrangeira, empresas não chinesas ainda enfrentam uma série de restrições.

Analistas dizem que os riscos ao setor financeiro da China e à economia cresceram diante do aumento da dívida.

Manter instituições financeiras saudáveis é decisivo para se defender contra uma crise do setor financeiro, disse Zhou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário