China não enfrenta mesma pressão que Fed para reduzir balanço patrimonial, diz consultor do BC

Publicado em 22/06/2017 08:33

LOGO REUTERS

XANGAI (Reuters) - O banco central da China não tomará medidas para diminuir seu balanço patrimonial como o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, pois não enfrenta as mesmas pressões devido ao uso de diferentes ferramentas de políticas monetária, disse nesta quinta-feira o ex-diretor-geral de estatísticas e pesquisa do Banco do Povo da China, Sheng Songcheng.

O Fed quer começar a reduzir sua enorme carteira de 4,2 trilhões de dólares em títulos do Tesouro e títulos lastreados por hipotecas neste ano. A maioria dos ativos foi adquirida na sequência da crise financeira e da recessão entre 2007 e 2009.

No entanto, os ativos do banco central da China são baseados principalmente no câmbio, escreveu Sheng no jornal Xanghai Securities News.

"As estruturas do balanço patrimonial da China e dos Estados Unidos são muito diferentes", escreveu ele no jornal.

"O Banco do Povo da China não tem a enorme carteira de títulos que precisam ser tratados e as contas cambiais são impactadas pelos fluxos de capital, que podem ser cobertos por outros temas", disse ele.

O banco central da China também manteve uma política monetária neutra, acrescentou, enquanto o Fed pretende normalizar gradualmente as condições ultrafrouxas.

Sheng também disse que, enquanto a carteira do Fed se expandiu rapidamente durante a crise financeira, de menos de 900 bilhões de dólares antes de 2007 para 4,5 trilhões de dólares em 2014, o balanço do Banco do Povo da China menos do que dobrou de temanho durante esse período.

(Por Brenda Goh)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário