Temer reitera confiança em aprovação de reforma da Previdência e diz que conta com apoio do Congresso

Publicado em 22/06/2017 10:43

LOGO REUTERS

(Reuters) - O presidente Michel Temer reiterou nesta quinta-feira a confiança na aprovação da reforma da Previdência e disse que conta com o apoio do Congresso para levar adiante a agenda de reformas do governo, em meio a uma grave crise política que tem colocado em dúvida a capacidade de avançar com os projetos considerados prioritários.

"O próximo passo é a reforma da Previdência Social, que já está em estágio avançado de tramitação na Câmara dos Deputados. Depois, virá o Senado Federal. Nós vamos aprová-la”, disse Temer em discurso a investidores noruegueses durante viagem a Oslo.

Temer, que entrou num turbilhão político depois das delações de executivos da J&F, controladadora da JBS , afirmou que governa em um regime "semiparlamentarista", destacando a importância do papel do Congresso para a aprovação das reformas.

Nesta semana o governo foi surpreendido com uma derrota na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado em votação da reforma trabalhista, acendendo um sinal de alerta para a tramitação das reformas no Congresso.

Tanto o presidente quanto ministros minimizaram a votação da CAS, dizendo que o projeto será aprovado no plenário do Senado, mas a situação da reforma da Previdência parece ser mais complicada para o governo no cenário atual de instabilidade e turbulência política.

Uma fonte do Congresso que participa ativamente das negociações disse à Reuters esta semana que o governo conta atualmente com uma margem de apenas 220 a 230 votos na Câmara para a reforma da Previdência, bem abaixo dos 308 votos necessários para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que modifica as regras previdenciárias.

Antes do terremoto político, calculava-se um piso que girava entre 260 e 290 votos seguros, com potencial para se chegar ao número necessário.

Temer, que chegou à Noruega nesta quinta-feira depois de visitar a Rússia, havia dito em Moscou que espera pela aprovação da reforma previdenciária antes do recesso parlamentar do meio do ano, e nesta quinta reiterou a confiança no apoio do Congresso às reformas.

“Conto enormemente com o apoio do Congresso Nacional para reformas inadiáveis que estamos fazendo e sem cujo apoio nós não conseguiríamos levar adiante essas reformas”, disse o presidente no encontro com os empresários noruegueses.

Temer é alvo de inquérito conduzido pela Polícia Federal, sob autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), por suspeita de corrupção passiva, participação em organização criminosa e obstrução da Justiça, em investigação que tem como base principalmente a delação de executivos da JBS.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário