Mercados acionários europeus têm queda na sessão que marca 1 ano do voto do Brexit

Publicado em 23/06/2017 14:23

LONDRES (Reuters) - Outra agitação nas ações relacionadas a commodities e uma queda nas empresas com receita em dólar pressionaram as blue-chips britânicas nesta sexta-feira, destacando seu desempenho mais fraco em relação aos outros papéis europeus um ano após a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,28 por cento, a 1.524 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,23 por cento, a 388 pontos.

O índice britânico FTSE 100 fechou com queda de 0,2 por cento, pressionado pela fraqueza nas ações de saúde e mineração --grandes empresas com receita em dólar.

Esta sexta-feira marca o aniversário de um ano da votação britânica em referendo para sair da UE, um resultado que levou a libra e as ações britânicas e europeias a caírem.

Enquanto as ações se recuperaram com força da queda vista imediatamente depois da decisão, em termos de dólar, os papéis britânicos continuam a ficar atrás daqueles da Europa e de outros lugares uma vez que o cenário obscuro para a libra afeta o apetite entre os investidores estrangeiros.

"Eu não acho que o Brexit por si só teve muito efeito no mercado, mas sim a queda da libra", afirmou o gerente sênior de investimentos da Cavendish Asset Management, Paul Mumford.

Ele disse que o resultado inconclusivo das eleições nacionais deste mês no Reino Unido também está pressionando a libra.

"Por causa da incerteza que pode ter surgido com o resultado das eleições, pode ser que a libra fique em baixa por mais tempo do que pensávamos", acrescentou Mumford, referindo-se às recentes eleições gerais britânicas.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,20 por cento, a 7.424 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,47 por cento, a 12.733 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,30 por cento, a 5.266 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,46 por cento, a 20.833 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,74 por cento, a 10.630 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,85 por cento, a 5.200 pontos.

(Por Kit Rees)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA