Mercados acionários europeus têm queda na sessão que marca 1 ano do voto do Brexit

Publicado em 23/06/2017 14:23

LOGO REUTERS

LONDRES (Reuters) - Outra agitação nas ações relacionadas a commodities e uma queda nas empresas com receita em dólar pressionaram as blue-chips britânicas nesta sexta-feira, destacando seu desempenho mais fraco em relação aos outros papéis europeus um ano após a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,28 por cento, a 1.524 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,23 por cento, a 388 pontos.

O índice britânico FTSE 100 fechou com queda de 0,2 por cento, pressionado pela fraqueza nas ações de saúde e mineração --grandes empresas com receita em dólar.

Esta sexta-feira marca o aniversário de um ano da votação britânica em referendo para sair da UE, um resultado que levou a libra e as ações britânicas e europeias a caírem.

Enquanto as ações se recuperaram com força da queda vista imediatamente depois da decisão, em termos de dólar, os papéis britânicos continuam a ficar atrás daqueles da Europa e de outros lugares uma vez que o cenário obscuro para a libra afeta o apetite entre os investidores estrangeiros.

"Eu não acho que o Brexit por si só teve muito efeito no mercado, mas sim a queda da libra", afirmou o gerente sênior de investimentos da Cavendish Asset Management, Paul Mumford.

Ele disse que o resultado inconclusivo das eleições nacionais deste mês no Reino Unido também está pressionando a libra.

"Por causa da incerteza que pode ter surgido com o resultado das eleições, pode ser que a libra fique em baixa por mais tempo do que pensávamos", acrescentou Mumford, referindo-se às recentes eleições gerais britânicas.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,20 por cento, a 7.424 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,47 por cento, a 12.733 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,30 por cento, a 5.266 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,46 por cento, a 20.833 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,74 por cento, a 10.630 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,85 por cento, a 5.200 pontos.

(Por Kit Rees)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário