BC sugere à Lava Jato ação conjunta em acordos com bancos sob suspeita

Publicado em 27/06/2017 07:30

O Banco Central indicou aos procuradores da Operação Lava Jato que está disposto a compartilhar com eles informações sigilosas de bancos sob suspeita, e poderá oferecer ao Ministério Público um lugar na mesa quando chegar a hora de negociar acordos com instituições financeiras sob investigação.

Na sexta (23), dois diretores do BC se reuniram com integrantes da força-tarefa que conduz as investigações da Lava Jato em Curitiba para discutir mudanças na medida provisória que ampliou os poderes da instituição para investigar os bancos, editada pelo governo e enviada ao Congresso no início do mês.

A medida provisória vinha sendo discutida havia pelo menos sete anos, mas foi recebida com críticas pelos procuradores, que viram nela uma tentativa do governo de obstruir o caminho dos investigadores num momento em que novos delatores ameaçam fazer revelações sobre o envolvimento de bancos com os esquemas de corrupção descobertos pela Lava Jato.

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que negocia um acordo com a Lava Jato, disse ao juiz federal Sergio Moro no início de abril que um banqueiro o procurou em 2010 oferecendo ajuda para movimentar recursos ilícitos destinados à campanha de Dilma Rousseff à Presidência.

Palocci prometeu a Moro que revelaria nomes em outro momento e desde então negocia os termos de sua colaboração com a Lava Jato. Nesta segunda (26), o juiz condenou o ex-ministro a 12 anos de prisão e expressou dúvidas sobre sua disposição de colaborar com a Lava Jato.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St cai com dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei
Ibovespa recua com cautela em véspera de feriado que terá decisão do Fed
Wall St abre em baixa após dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Alta dos preços ao produtor acelera em março a 0,35%, diz IBGE