Governo mantém TJLP em 7,0% ao ano no 3º tri de 2017

Publicado em 30/06/2017 07:12

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O Conselho Monetário Nacional (CMN) manteve a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) em 7,0 por cento ao ano, patamar que será válido para o terceiro trimestre de 2017, informou o Ministério da Fazenda nesta quinta-feira.

A taxa, que é utilizada nos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi reduzida em 0,5 ponto percentual em março deste ano, no primeiro corte desde dezembro de 2012.

De lá para cá, a taxa básica de juros da economia, a Selic, foi reduzida em dois pontos, ao patamar atual de 10,25 por cento ao ano. Com a manutenção da TJLP no mesmo nível, o governo busca não aumentar o subsídio na concessão de empréstimos pelo BNDES, num momento em que luta para diminuir gastos e elevar receitas para melhorar sua difícil situação fiscal.

"Tendo em vista que a meta de inflação para 2017 está fixada em 4,5 por cento ao ano, com intervalo de tolerância de menos um e meio ponto percentual e de mais um meio ponto percentual, e que a média diária dos índices que medem o risco-Brasil em mercados internacionais no 2o trimestre de 2017 se manteve, na média, praticamente nos mesmos patamares do trimestre anterior, o CMN decidiu pela manutenção da referida taxa para o 3o trimestre", disse o ministério da Fazenda em nota.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário