Protesto de fiscais prejudica inspeção de cargas agropecuárias por 24 horas

Publicado em 17/07/2017 15:11

SÃO PAULO (Reuters) - Os auditores fiscais federais agropecuários entraram em estado de mobilização por 24 horas nesta segunda-feira, prejudicando a inspeção de cargas para exportação e a fiscalização em frigoríficos, em um protesto que coincide com a viagem do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, aos Estados Unidos para tratar do comércio bilateral de carne in natura.

Em nota, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) recomendou que nenhum auditor acesse os sistemas do Ministério da Agricultura que tratem de importação ou exportação.

Serviços voltados a pessoas físicas, como fiscalização de animais para viagem ou entrada de alimentos em território nacional, não são afetados por essa mobilização, cujo foco é justamente as empresas.

O Anffa Sindical reivindica a autorização de concurso público para recomposição do quadro funcional, com preenchimento de 1,6 mil vagas, e protesta contra "uma série de medidas arbitrárias" adotadas pelo Ministério da Agricultura, incluindo a contratação temporária de médicos veterinários para atuar na inspeção agropecuária em caráter emergencial.

Caso as reivindicações não sejam atendidas, na próxima semana a paralisação será de 48 horas, abrangendo os dias 24 e 25, disse a Anffa.

A Reuters tentou contato com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e o Ministério da Agricultura para comentar o assunto, mas não obteve resposta imediatamente sobre os impactos na movimentação de cargas.

A viagem do ministro aos EUA visa apresentar soluções para problemas detectados pelos norte-americanos na fiscalização de cargas de carne in natura.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário