Dólar tem leves oscilações e busca testar patamar de R$ 3,10

Publicado em 21/07/2017 10:54

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com leves oscilações nesta sexta-feira, buscando testar o patamar de 3,10 reais, com o mercado animado com o governo após ter se mostrado comprometido com o cumprimento da meta fiscal deste ano.

O movimento era limitado, no entanto, por compras por parte de alguns investidores aproveitando o baixo patamar da moeda norte-americana.

Às 11:58, o dólar recuava 0,06 por cento, a 3,1250 reais na venda, depois de ter batido 3,1108 reais na mínima do dia. O dólar futuro tinha leve alta de cerca de 0,10 por cento.

"O governo agiu para compensar a queda de arrecadação neste ano e atingir a meta (fiscal). O mercado gostou, mas agora é preciso olhar mais para a frente, para 2018 e 2019", afirmou o operador de câmbio da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado.

Na véspera, o governo elevou as alíquotas de PIS/Cofins dos combustíveis e anunciou contingenciamento adicional no Orçamento para este ano, medidas que somam 16 bilhões de reais para tentar garantir o cumprimento da meta de déficit primário.

O mercado entende que o controle das contas públicas é essencial para colocar a economia brasileira na rota de crescimento mais sustentável e o sinal emitido pelo governo, de maior austeridade, trazia conforto aos investidores.

A perspectiva de ingresso de recursos externos via abertura de capital de algumas empresas também continuava favorecendo a trajetória de baixa do dólar. Depois do Carrefour, no começo da semana, nesta sexta-feira acontece a precificação da oferta da Biotoscana.

Estão previstas ainda as aberturas de capital da empresa de tecnologia Tivit Terceirização de Processos, da operadora de planos de saúde Notre Dame, da resseguradora IRB Brasil e da geradora de energia Ômega.

O cenário externo também alimentava o bom humor. O dólar cedia ante uma cesta de moedas nesta sessão, com o euro operando nas máximas de dois anos após os investidores interpretarem que o Banco Central Europeu (BCE) não se mostrou preocupado com a força recente da divisa única.

O Banco Central brasileiro vendeu integralmente a oferta de até 8,3 mil swaps cambiais tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- para rolagem dos contratos que vencem em agosto. Com isso, já rolou 4,150 bilhões de dólares do total de 6,181 bilhões de dólares que vence no mês que vem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário