Economistas do Top-5 reduzem projeção para Selic a 7,50% ao fim de 2018

Publicado em 24/07/2017 09:19

LOGO REUTERS

Por Luiz Guilherme Gerbelli

SÃO PAULO (Reuters) - Os economistas que mais acertam as previsões dentro da pesquisa Focus do Banco Central, o chamado Top 5, reduziram a expectativa para a taxa básica de juros no fim de 2018 a 7,50 por cento, ante 7,75 por cento, mantendo a projeção de que a Selic encerre 2017 a 7,75 por cento.

A pesquisa semanal, divulgada nesta segunda-feira, também mostrou que, de maneira geral, o mercado corroborou que o BC vai manter o ritmo de corte da Selic nesta semana, em 1 ponto percentual pela mediana das projeções, o que deve levar a taxa a 9,25 por cento ao ano em meio ao cenário de inflação baixa e fracos sinais de retomada econômica.

Segundo o Focus, o mercado vê a taxa básica de juros recuando a 8 por cento no fim deste ano, mantendo o mesmo patamar em 2018, estimativas que não mudaram em relação à semana anterior.

O Focus mostrou ainda que os economistas também elevaram levemente a estimativa para o IPCA deste ano, com alta de 3,33 por cento, ante 3,29 por cento. Na semana passada, o governo anunciou aumento das alíquotas de PIS/Cofins sobre os combustíveis o que, na avaliação de analistas, deve trazer algum impacto para a inflação.

A previsão para a inflação medida pelo IPCA em 2018 foi mantida em 4,20 por cento. Nos dois anos, as projeções estão abaixo do centro da meta oficial, de 4,5 por cento, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para a atividade econômica, os economistas mantiveram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano a 0,34 por cento, depois de dois anos seguidos de recessão, e de 2018 em 2 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário