FMI vê recuperação gradual na América Latina e reitera preocupação com situação política

Publicado em 24/07/2017 14:47

(Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta segunda-feira que a América Latina está gradualmente se recuperando ao mesmo tempo em que Argentina e Brasil estão saindo da recessão econômica, enquanto a expansão do México continuará ganhando velocidade, mas também reiterou sua advertência sobre os riscos políticos.

O FMI subiu marginalmente sua estimativa para o crescimento econômico do Brasil em 2017 para 0,3 por cento, de 0,2 por cento em abril, e também aumentou a previsão para a economia do México a 1,9 por cento, sobre 1,7 por cento. As mudanças são parte da última edição do relatório de Perspectivas Econômicas Globais.

"Depois de contrair em 2016, a atividade econômica na América Latina vai se recuperar lentamente entre 2017 e 2018... conforme países como Argentina e Brasil se recuperam da recessão", informou o FMI. Para a região como um todo, o cálculo de 2017 foi reduzido em 0,1 ponto percentual, a 1,0 por cento.

Mas o órgão com sede em Washington fez redução significativa na sua previsão para o desempenho do Brasil em 2018, com corte de 0,4 ponto percentual, para 1,3 por cento, citando "a persistente fraqueza da demanda interna e o aumento da incerteza sobre da situação política e da política econômica".

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA