Clima adverso prejudica safra de trigo do PR, que deve ser inferior a 3 mi t

Publicado em 27/07/2017 17:51

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A seca desde junho e as geadas neste mês reduziram o potencial de produção de trigo no Paraná em 6 por cento, e a colheita da atual safra 2016/17 no Estado não deve passar de 2,82 milhões de toneladas, projetou nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural paranaense (Deral).

Antes das adversidades climáticas, o Deral previa que o Paraná, maior produtor nacional do grão, colheria neste ano cerca de 3,1 milhões de toneladas. No ano passado, a safra foi de 3,48 milhões de toneladas.

Conforme o Deral, haverá redução também na área plantada e na produtividade ante o ano passado. Enquanto a semeadura deverá cair para 955,83 mil hectares (baixa de 13 por cento), o rendimento deve diminuir para 2,97 toneladas por hectare (baixa de 6 por cento).

"Se tivesse chovido, provavelmente nossos técnicos teriam colocado perdas maiores (pelas geadas), porque a planta está seca e isso dificultou o trabalho de campo. No fim do próximo mês deveremos ter um número mais preciso sobre as geadas", disse à Reuters o agrônomo e especialista em trigo do Deral, Carlos Hugo Godinho.

As fortes geadas da semana passada afetaram principalmente as lavouras de trigo do oeste do Paraná, que estavam em estágio mais suscetível a perdas.

De acordo com a Organização das Cooperativas do Estado (Ocepar), aproximadamente 30 por cento da área de trigo suscetível a perdas foi atingida.

Godinho, do Deral, acrescentou que o clima chegou a impactar levemente os preços-- nesta semana o preço médio da saca de trigo no Estado está em 36 reais, ante 35 reais na semana passada.

"Deu uma mexidinha por causa das geadas, mas nada significativo ainda", afirmou.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário