Piora da meta fiscal não prejudica recuperação econômica, mas Previdência ganha peso, dizem analistas

Publicado em 16/08/2017 17:29

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante e Luiz Guilherme Gerbelli

SÃO PAULO (Reuters) - A piora nas metas fiscais para os próximos anos não vai gerar impacto negativo na atividade econômica do Brasil ou reverter as expectativas de recuperação gradual, algo que acontecerá se o governo não conseguir levar adiante a reforma da Previdência, essencial para o ajuste das contas públicas.

"A reação do mercado foi, como esperado, manter a complacência com a crise fiscal e seu encaminhamento pelo governo", disse o economista-chefe do banco Fator, José Francisco Gonçalves, que vê o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescendo 0,4 por cento neste ano e 1,7 por cento em 2018.

Na véspera, o governo anunciou novas e maiores metas de déficit primário, que subirão a 159 bilhões de reais neste e no próximo ano, confirmando a tendência de deterioração das contas públicas, que pode ser ainda pior caso o Congresso Nacional não aprove medidas impopulares que foram apresentadas para limitar o rombo e aumentar as receitas.

Entre elas, a reoneração da folha de pagamento de empresas e a elevação da contribuição previdenciária por funcionários públicos.

Diante da piora das contas públicas revelada pelo próprio governo, a aprovação da reforma da Previdência ficou ainda mais essencial agora, segundo os especialistas consultados pela Reuters. Não só porque ajudará a controlar as contas públicas, mas também manterá o caminho livre para o Banco Central continuar reduzindo a taxa básica de juros e, assim, baratear o crédito e estimular o consumo e investimentos.

"A preocupação maior é com a reforma da Previdência que, se não ser aprovada, trará a percepção de risco crescente para o novo regime fiscal em 2018, no meio de uma eleição (presidencial) muito conturbada", disse o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale.

De acordo com o último relatório Focus do Banco Central, que colhe a avaliação de uma centena de analistas todas as semanas, a expectativa é que a Selic --hoje em 9,25 por cento-- encerre este ano em 7,50 por cento e permaneça nesse patamar em 2018. Para o PIB, depois de dois anos seguidos de recessão, a expectativa é de alta de 0,34 e 2 por cento em 2017 e 2018, respectivamente.

"Se você conseguir bancar as reformas, você limpa o principal risco econômico que existe hoje, que é de a dívida ficar impagável. Dessa forma, o juro pode cair mais e de forma sustentável, o que significa mais crescimento sem gerar inflação", afirmou o economista do banco Itaú, Pedro Schneider.

A economia brasileira também tem a seu favor agora o bom momento do mercado internacional, que limita a visão mais pessimista sobre a situação fiscal. A economia mundial tem crescido acima das expectativas, o que torna maior o apetite por riscos e favorece economias emergentes, como a brasileira.

"O mercado está anestesiado pelas condições externas favoráveis, mas a questão é que não sabemos até quando esse movimento vai continuar", afirmou a economista e sócia da consultoria Tendências, Alessandra Ribeiro.

(Reportagem adicional de Bruno Federowski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário