Câmara adia votação de PEC da reforma política para próxima semana

Publicado em 17/08/2017 07:40

LOGO REUTERS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui um fundo público de financiamento de campanhas e estabelece o chamado "distritão" para eleições legislativas, diante de indefinição dos deputados sobre o novo sistema eleitoral.

Os parlamentares tinham acertado votar na quarta-feira ao menos o texto-base do projeto e um emenda para suprimir dispositivo que trata dos recursos a serem destinados para o fundo eleitoral, mas nem isso foi possível.

A sessão foi encerrada pouco depois das 22h após aprovação de um requerimento de encerramento da discussão da proposta, de acordo com a Agência Câmara Notícias.

Com o adiamento da votação, há uma possibilidade de as novas regras para as próximas eleições não serem aprovadas pelo Congresso a tempo para as eleições de outubro de 2018, uma vez que precisariam passar pelas duas Casas até um ano antes do pleito.

O "distritão", sistema majoritário pelo qual são eleitos os candidatos mais votados em cada Estado, foi inserido no texto da PEC por meio de uma emenda, e passou a integrar o texto oficial produzido pela comissão, prevendo sua utilização nas eleições de 2018 e 2020.

Para 2022, prevê o texto, entraria em vigor o distrital misto, em que metade das vagas é preenchida a partir de uma lista fechada dos partidos enquanto a outra metade será definida pelo sistema de votação majoritária em distritos.

Atualmente os deputados federais, estaduais e vereadores, além dos integrantes da Câmara Legislativa do Distrito Federal, são eleitos pelo sistema proporcional, em que é levado em conta o total de votos de um partido ou coligação para se determinar os eleitos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário