STF julga se nova denúncia contra Temer deve ser suspensa até final da análise da delação da J&F

Publicado em 13/09/2017 18:00

LOGO REUTERS

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou na tarde desta quarta-feira seu relatório a respeito de um pedido feito pela defesa do presidente Michel Temer para suspender a tramitação de uma eventual nova denúncia contra o presidente até a conclusão da análise da revisão da delação de executivos da J&F.

A defesa de Temer alega que as provas produzidas a partir das delações da J&F podem ser invalidadas e, dessa forma, não deveriam fazer parte de uma nova acusação contra o presidente que deve ser oferecida em breve pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Em sustentação na tribuna, o advogado de Temer, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, disse que é recomendável esperar a conclusão dessas investigações.

"Acho temerário nós processarmos uma denúncia, ela iria para a Câmara, que se faça isso em face dos dados todos que estão sendo colhidos", disse.

Caberá aos ministros da corte a partir de agora decidir sobre o pedido dos advogados de Temer.

Antes do intervalo, os ministros do STF votaram de forma unânime para rejeitar o pedido de suspeição de Janot feita pela defesa de Temer.

A corte acompanhou o voto de Fachin, relator do caso, que recusou o recurso dos advogados de Temer, que tentavam impedir Janot de atuar em investigações contra o presidente.

Os ministros entenderam que não há provas de que o atual procurador-geral tem "inimizade capital" com Temer, uma das razões previstas na lei para afastar Janot do caso.

A posição unânime do Supremo é um indicativo de respaldo a Janot, desgastado em seu final de mandato em razão da eventual rescisão do acordo de delação da J&F.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário