Ações asiáticas atingem pico de 10 anos por alta global nos mercados

Publicado em 12/10/2017 10:03

Por Shinichi Saoshiro

TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas atingiram um pico de 10 anos nesta quinta-feira, aproveitando uma disparada nos mercados globais, enquanto o dólar caia depois que o Fed mostrou uma visão mais cautelosa em relação à inflação.

O índice MSCI <.MIAPJ0000PUS>, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, estava em alta de 0,55 por cento, atingindo sua pontuação mais alta desde dezembro de 2007.

O índice japonês Nikkei <.N225> fechou em alta de 0,35 por cento depois de chegar perto dos 20.994,40 pontos, valor mais alto desde novembro de 1996. O Kospi <.KS11> sul-coreano subiu 0,68 por cento e marcou um novo pico recorde, e o Hang Seng <.HSI>, de Hong Kong, alcançou a maior alta de uma década.

A Ásia seguiu a onda de Wall Street, onde os principais índices atingiram mais uma série de fechamentos recordes de quarta para quinta-feira, na esteira de uma reportagem segundo a qual um candidato simpático ao empresariado está sendo cogitado como sucessor de Janet Yellen no comando do Fed, o banco central norte-americano.

O sentimento mais favorável ao risco melhorou nesta semana depois que a Catalunha freou seus planos de independência da Espanha, e o índice de ações MSCI, que engloba 47 países, alcançou um recorde.

O mercado global de ações parece estar se acomodando com desdobramentos geopolíticos como a iniciativa separatista na Espanha e as tensões na Península Coreana, o que explica as altas recordes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos