Produção industrial da zona do euro registra alta acentuada em agosto

Publicado em 12/10/2017 10:21

BRUXELAS (Reuters) - A produção industrial da zona do euro subiu bem mais do que o esperado e atingiu seu maior índice em nove meses em agosto, já que a geração de bens de capital, como maquinário, cresceu consideravelmente, em um bom indicativo de crescimento econômico no segundo semestre do ano.

A produção geral cresceu 1,4 por cento em agosto na comparação mensal e 3,8 por cento na medição anual, informou o Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia, nesta quinta-feira.

Os números ficaram bem acima da previsão média de crescimento que economistas estimaram em pesquisa da Reuters: 0,5 por cento na medição mensal e 2,6 por cento na comparação ano a ano. A estimativa mensal teve a maior alta desde novembro de 2016.

Os dados de julho também foram revistos para cima, de 0,1 para 0,3 por cento na medição mensal e de 3,2 para 3,6 por cento na anual.

As cifras da produção foram um bom sinal de crescimento do bloco de 19 países para a segunda metade de 2017, já que o aumento de 3,1 por cento na geração de bens de capital apontou que as empresas estão investindo.

A produção de bens de consumo duráveis, como carros, também mostrou força, crescendo 1,3 por cento no mês e indicando que a indústria espera uma demanda maior dos consumidores por bens mais caros.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA