Ibovespa cai abaixo dos 76 mil pontos com investidores de olho em política

Publicado em 23/10/2017 17:31

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em queda nesta segunda-feira, e perdeu o patamar dos 76 mil pontos, com investidores preferindo cautela diante de uma agenda econômica esvaziada e à espera de novidades no campo político local.

O Ibovespa caiu 1,28 por cento, a 75.413 pontos, menor pontuação de fechamento desde 2 de outubro (74.359 pontos). O giro financeiro somou 7,46 bilhões de reais.

No campo político, a espera é pela votação em plenário da Câmara dos Deputados da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, prevista para quarta-feira. O mercado aguarda a conclusão desta etapa para avaliar qual o capital político que o governo terá para avançar sua agenda de reformas, principalmente a da Previdência.

"Depois que sair a dúvida da denúncia o cenário fica mais claro e abre espaço para discussão das reformas... Se vão ser desidratadas é outro ponto, mas a agenda fica livre para essas discussões", disse o diretor de gestão da Mapfre Investimentos, Carlos Eduardo Eichhorn.

No front local, o mercado também espera a divulgação de balanços do terceiro trimestre.

O cenário internacional também segue favorável aos movimentos mais contidos dos investidores, enquanto espera-se a decisão sobre quem será o novo comandante do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos.

DESTAQUES

- ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES ON caiu 5,01 por cento e KROTON ON perdeu 4,12 por cento, com operadores citando receios em relação ao potencial aumento na concorrência para a tentativa de expansão das duas empresas na área de ensino fundamental. Fortes ganhos acumulados no ano também corroboram movimentos ajuste. Mesmo com as quedas do pregão, as ações da Estácio acumulam no ano alta de 87 por cento, enquanto as da Kroton sobem 38 por cento.

- ITAÚ UNIBANCO PN perdeu 0,93 por cento e BRADESCO PN recuou 0,95 por cento. BANCO DO BRASIL ON teve baixa de 3,49 por cento, enquanto SANTANDER UNIT fechou estável.

- VALE ON fechou com baixa de 0,73 por cento, na contramão do movimento dos contratos futuros do minério de ferro na China, que subiram nesta segunda-feira.

- COPEL PNB recuou 4,11 por cento, após acumular alta de 3,14 por cento nos dois pregões anteriores.

- PETROBRAS PN cedeu 0,12 por cento e PETROBRAS ON perdeu 0,3 por cento. O Brent fechou em queda, enquanto a commodity registrou leve alta nos Estados Unidos.

- OI caiu 5,6 por cento após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) negar acordo para conversão de multas da operadora de telefonia em investimentos e após o adiamento da assembleia de credores da companhia que aconteceria nesta segunda para 6 de novembro.

(Por Flavia Bohone)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário