Mercado segue vendo na Focus Selic em 7,0 por cento ao fim de 2018

Publicado em 20/11/2017 09:06

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A expectativa para a taxa básica de juros ao fim de 2018 foi mantida em 7,0 na pesquisa Focus do Banco Central, com o mercado deixando praticamente inalteradas suas projeções para a inflação deste ano e do próximo.

Os economistas consultados passaram a ver a alta do IPCA em 4,03 por cento em 2018, ligeiramente abaixo dos 4,04 por cento indicados no levantamento anterior. Para 2017, o percentual esperado seguiu em 3,09 por cento.

A meta de inflação para ambos os anos é de 4,5 por cento com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Após reduzir a taxa básica de juros a 7,5 por cento no mês passado, o BC optou por não dar pistas sobre suas decisões futuras para agir conforme o panorama do momento, deixando a porta aberta para mais reduções.

Na pesquisa anterior, os economistas do Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, já tinham passado a ver a Selic a 6,5 em 2018 e mantiveram a projeção desta vez.

Com o BC sinalizando claramente que, mantido o quadro atual, irá novamente colocar o pé no freio na diminuição da Selic em sua última reunião do ano, em dezembro, a expectativa geral e também do Top-5 é de um corte de 0,5 ponto percentual nos juros básicos, levando a taxa ao patamar de 7,0 por cento ao fim deste ano.

Para a economia, a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) permaneceu em 0,73 por cento para este ano e subiu para 2,51 por cento em 2018, ante 2,50 por cento antes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário