No Valor: Riscos para a retomada, por Mario Mesquita

Publicado em 24/11/2017 10:58
Mario Mesquita é economista-chefe do Itaú Unibanco

O consenso de mercado sobre a evolução da economia aponta para crescimento do PIB de 0,7% em 2017 e 2,5% para 2018 - nós do Itaú estamos ligeiramente mais otimistas, projetando crescimento de 0,8% e 3% em 2017 e 2018. Em torno desse cenário central existem riscos favoráveis e desfavoráveis, que podem acelerar e ou retardar a recuperação. 

Do lado favorável, está o comportamento da economia mundial. O PIB global deve crescer cerca de 4% nesse ano e no próximo. E tal crescimento deve ser disseminado, em termos de distribuição geográfica. A economia americana, em particular, vem crescendo a um ritmo de 3% ao ano (segundo e terceiro trimestres), o que poderia acelerar o pacote tributário, que implica estímulo fiscal, seja aprovado tempestivamente pelo Congresso. A expansão europeia tem ganhado tração, a despeito de riscos políticos, e a remoção de riscos, e a remoção de estímulos monetários tende a ser bem gradual. O crescimento do Japão tem se consolidado em torno de 1,5% ao ano, em forte constraste com a estagnação observada em 2011-13. Já a China parece estar executando um "pouso suave" de sua taxa de crescimento, para níveis ainda muito respeitáveis, próximos a 6,5% ao ano. 

Leia a íntegra do artigo no site do Valor Econômico

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário