Se um dia reservas internacionais forem usadas será para reduzir dívida, diz Ilan

Publicado em 24/11/2017 15:08

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta sexta-feira que se um dia houver a decisão de reduzir as reservas internacionais do país, será para diminuir a dívida pública, por mais "meritório" que seja pensar em usar os recursos para aumentar investimentos.

A discussão sobre eventual uso das reservas cambiais para investimentos embute um "equívoco" no caso brasileiro, porque diferentemente de outros países que formaram o colchão via fundos soberanos, o Brasil "se endividou em reais para comprar dólares", afirmou o presidente do BC.

Por isso, uma decisão de autorizar uso das reservas em projetos de infraestrutura, por exemplo, resultaria em aumento de gastos mas não redução da dívida pública, que é o objetivo da equipe econômica atual.

Ilan, que participou de evento em São Paulo nesta tarde, disse ainda que é preciso buscar menos custo regulatório, mas desde que sistema financeiro esteja protegido e com menos custo.

Indagado sobre a concentração de mercado dos maiores bancos do país, o presidente do BC afirmou que a queda de custos e de spreads bancários --diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa efetivamente cobrada ao consumidor final-- deve ser buscada via maior competição no mercado.

Já as criptomoedas têm servido a dois propósitos que, na visão de Ilan, não incentivam o seu uso: para lavagem de dinheiro obtido com atividades ilícitas e como reserva de valor, situação que se mostra como bolha. Já o uso da tecnologia de blockchain pelo sistema financeiro é vista "com bons olhos" pelo presidente do BC.

(Por Iuri Dantas)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário