Dólar sobe 1,73%, maior salto em quase 7 meses, e se aproxima de R$ 3,30 com temor sobre Previdência

Publicado em 07/12/2017 16:13

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar saltou nesta quinta-feira, voltando a se aproximar do patamar de 3,30 reais, diante da avaliação de que o governo do presidente Michel Temer tem poucas chances de aprovar a reforma da Previdência em breve devido à dificuldade de conquistar apoio político.

O dólar avançou 1,73 por cento, a 3,2865 reais na venda, maior ganho desde 18 de maio passado (+8,15 por cento), quando o mercado reagiu à delação de executivos do grupo JBS que atingiram em cheio Temer.

Na máxima da sessão, a moeda norte-americana foi a 3,3194 reais, e o movimento de agora foi mais do que suficiente para anular a queda acumulada de 1,26 por cento nos quatro pregões anteriores.

O dólar futuro subia cerca de 1,60 por cento no final da tarde.

"A situação volta a complicar... Vamos ter que conviver com mais uma sessão de informações desencontradas, o que agrega volatilidade aos mercados", afirmou o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira.

O nervosismo do mercado veio com os sinais mais claros de que Temer não está conseguindo apoio político para aprovar a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados ainda neste ano. Uma liderança governista disse à Reuters nesta tarde que as chances de votar a matéria estão menores por causa de resistências de partidos aliados como o PRB, PR e PSD.

A dificuldade do governo de conseguir apoio à reforma --considerada essencial para o ajuste das contas públicas-- fez o dólar mudar de patamar já em outubro passado, quando chegou a ser negociado no nível de 3,15 reais, mas foi próximo a 3,30 reais.

Mas, nas últimas semanas, diante dos esforços do governo, os investidores começaram a enxergar maiores chances à reforma, o que levou o dólar a recuar nas quatro sessões passadas, por exemplo. Agora, o nervosismo voltou à tona.

"Se não houver uma definição sobre o tema ainda este ano, com sua aprovação, o Brasil tende a ter sua nota de crédito rebaixada por agências de classificação de risco, afetando inclusive a política monetária", afirmou em nota o operador da Advanced Corretora Alessandro Faganello.

O Banco Central vendeu o total de até 14 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de janeiro. Até agora, rolou o equivalente a 3,5 bilhões de dólares do total de 9,638 bilhões de dólares que vencem no mês que vem.

No exterior, o dólar rondava a estabilidade ante uma cesta de moedas, mas subia ante divisas de países emergentes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário