Senado libera FGTS para comprar títulos da Caixa; texto volta à Câmara

Publicado em 12/12/2017 15:54

SÃO PAULO (Reuters) - O Senado Federal aprovou nesta terça-feira o projeto de lei complementar que autoriza o Conselho Curador do FGTS a comprar instrumentos híbridos de capital e dívida da Caixa Econômica Federal.

Como foi aprovado com emendas, o texto deve retornar à Câmara dos Deputados, que havia aprovado o projeto na semana passada. O texto prevê que um fundo do FGTS possa comprar até 15 bilhões de reais em instrumentos de capital da Caixa. O banco tem pressa dos recursos para reforçar seu nível de capital e enquadrar-se aos níveis de Basileia III. [nL1N1O70J1]

Segundo uma fonte familiarizada com o banco, ainda há expectativa de que o assunto seja novamente votado pela Câmara ainda em 2017.

"Tem um acordo com o Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados) para tentar votar ainda este ano", disse a fonte, sob condição de anonimato.

No fim de junho, o índice de Basileia da Caixa era o menor dentre os grandes bancos, de 13,6 por cento, ante piso requerido pelo Banco Central de 11 por cento. O índice do Itaú Unibanco <ITUB4.SA> era 18,4 por cento, o Banco do Brasil <BBAS3.SA> tinha 18 por cento. O Bradesco <BBDC4.SA> tinha 16,7 por cento e o do Santander Brasil <SANB11.SA> era de 16,5 por cento.

(Por Aluisio Alves)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética