Petrobras reduz preços da gasolina em 3,5% na 1ª semana do ano; diesel cai 2%

Publicado em 05/01/2018 11:35

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras reduziu os preços da gasolina em 3,5 por cento e os do diesel em 2 por cento nas refinarias nesta primeira semana de 2018, de acordo com o acumulado dos reajustes anunciados nos últimos dias pela estatal.

A baixa ocorre em meio a um recuo do petróleo no mercado internacional de máximas desde 2015, com operadores atentos à produção nos Estados Unidos.

Nesta sexta-feira, a Petrobras informou que diminuirá as cotações da gasolina em 1,1 por cento a partir de sábado. Já o diesel, combustível mais consumido no país, terá os preços reduzidos em 1,7 por cento.

Antes disso, a Petrobras já havia reduzidos os valores da gasolina em 0,1 por cento em 3 de janeiro, em 1,4 no dia seguinte e em 0,9 nesta sexta-feira. Os do diesel subiram 0,6 por cento no dia 3, caíram 1,9 por cento no dia 4 e voltaram a subir 1,2 nesta sexta.

Os reajustes fazem parte da nova sistemática de formação de preços nas refinarias pela Petrobras, em vigor desde julho do ano passado e que prevê alterações quase que diárias nas cotações dos combustíveis.

De lá para cá, a alta acumulada tanto para o diesel quanto para a gasolina é de 18 por cento.

Os repasses dos reajustes realizados pela Petrobras das refinarias para as bombas, entretanto, dependem das estratégias e do comportamento de distribuidoras de combustíveis e dos postos.

Em 2017, por exemplo, a Petrobras elevou em 7,8 por cento os preços da gasolina vendida às distribuidoras e em 9,3 por cento os do diesel. Nas bombas, contudo, a alta desses produtos foi de cerca de 9 por cento para ambos.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário