Dólar tem nova queda e volta a R$ 3,20

Publicado em 18/01/2018 18:10

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - Pelo segundo pregão consecutivo, o dólar não conseguiu sustentar movimento de correção e fechou em queda e no patamar de 3,20 reais, influenciado pela fraqueza da moeda norte-americana ante divisas de países emergentes no exterior e algum fluxo.

O dólar recuou 0,23 por cento, a 3,2096 reais na venda, depois de marcar a máxima de 3,2254 reais pela manhã.

No mês até esta quinta-feira, a moeda recuou em nove dos 13 pregões, acumulando desvalorização de 3,16 por cento. O dólar futuro cedia 0,46 por cento.

"Os dados da China fortalecem o apetite por risco", disse o operador da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado.

A economia da China cresceu 6,8 por cento no quarto trimestre ante o mesmo período do ano anterior, acima da expectativa de 6,7 por cento. Em 2017, o crescimento foi de 6,9 por cento em relação a 2016, a primeira aceleração anual da economia desde 2010.

Esses números fortes da China ajudavam na valorização das moedas de países emergentes e ligados às commodities, e assim o dólar cedia ante os pesos chilenos, mexicano e o rand sul-africano. Contra uma cesta de moedas ele operava com tímida alta.

"Houve também fluxo de venda, além de uma expectativa de ingresso de recursos", justificou o operador da Spinelli, José Carlos Amado, ao citar que a reabertura do Global 2047 pode trazer confiança a empresas que queiram acessar o mercado externo e estavam retraídas.

O Tesouro brasileiro lançou 1,5 bilhão de dólares na reabertura do título Global 2047.

Como pano de fundo, o mercado seguia monitorando o noticiário em torno da reforma da Previdência, além do desfecho do julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.

"Acho que enquanto ele ainda não estiver fora do jogo eleitoral é mais difícil para os investidores comprarem mais Brasil", avaliou Machado, acrescentando que as incertezas decorrentes desse processo podem levar o dólar a oscilar novamente até os 3,30 reais.

O julgamento de Lula está marcado para o dia 24 de janeiro, enquanto a votação em primeiro turno da reforma a Previdência na Câmara dos Deputados está prevista para 19 de fevereiro.

(Por Claudia Violante)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário