Dólar sobe e se aproxima de R$ 3,25, com cautela sobre reforma da Previdência

Publicado em 05/02/2018 10:06

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em alta ante o real nesta segunda-feira, com os investidores cautelosos sobre o andamento da votação da reforma da Previdência diante da falta de apoio político do governo para tirar a matéria do papel, considerada essencial para colocar as contas públicas do país em ordem.

A cena externa também continuava no radar, após crescerem os temores de que os juros nos Estados Unidos podem subir mais e, assim, influenciar o fluxo de capital global.

Às 10:18, o dólar avançava 0,60 por cento, a 3,2337 reais na venda81, depois de fechar o pregão passado em alta de 1,44 por cento. Na máxima dessa sessão, chegou a 3,2381 reais.

O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,50 por cento.

"O mercado se posicionou na sexta-feira ao cenário de juros nos Estados Unidos e hoje segue nesse posicionamento, também voltado às questões internas, à reforma da Previdência", afirmou o superintendente da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva, acrescentando que, caso da reforma não seja aprovada, o dólar ainda deve subir mais um pouco sobre o real.

O governo continuava no esforço para tentar unir os 308 votos mínimos necessários para aprovar a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados após o Carnaval. Recentemente, o presidente Michel Temer negou que tivesse jogado a toalha sobre a votação da reforma, mas destacou que o país não podia ficar no tema o ano inteiro.

Nesta manhã, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que não pretendia retirar a reforma da Previdência da pauta antes de 20 de fevereiro, para quando está prevista a votação da matéria pelos deputados, mas deixou em aberto a possibilidade após essa data.

No exterior, o dólar operava praticamente estável ante uma cesta de moedas depois de se recuperar no final da semana passada, quando o forte relatório sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos sugeriu que a fraqueza da moeda pode ter ido longe demais e muito rápido.

Cresceram as apostas de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, possa de fato elevar os juros da maior economia do mundo três vezes neste ano, o que ajudaria a atrair recursos aplicados hoje em outras praças, como a brasileira.

O Banco Central brasileiro não anunciou intervenção no mercado de câmbio para esta sessão, por enquanto. Vencem em março 6,154 bilhões de dólares em swap cambial tradicional, equivalente à venda de dólares no mercado futuro, e caso a autoridade queria rolá-los, terá de fazer leilões neste mês.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do diesel S-10 sobe 7,7% nos postos do Brasil, aponta Ticket Log
Dólar fecha perto da estabilidade com temores de que Irã instale minas no Estreito de Ormuz
Ibovespa fecha em alta com trégua global na aversão a risco
Wall Street fecha com sinais mistos com escalada das tensões no Oriente Médio
Trump diz ao Irã para remover quaisquer minas no Estreito de Ormuz
Taxas de DIs caem com expectativa de fim da guerra e curva precifica corte de 0,50 p.p. na Selic