Trump divulga proposta orçamentária de US$ 200 bilhões para infraestrutura nos EUA

Publicado em 12/02/2018 17:49

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta segunda-feira seu segundo orçamento, buscando fortalecer gastos militares e solicitando financiamentos para infraestrutura, construção de um muro fronteiriço com o México e programas de combate ao uso de opióides.

O plano orçamentário de 4,4 trilhões de dólares, que é visto pelo Congresso como pouco mais que uma sugestão, irá possivelmente gerar críticas de conservadores, que temem que republicanos estão adotando um orçamento deficitário.

A proposta para o ano fiscal de 2019 inclui 200 bilhões de dólares para gastos em infraestrutura e mais de 23 bilhões de dólares para segurança da fronteira e fiscalização da imigração.

A proposta também prevê 716 bilhões de dólares em gastos em programas militares e para manutenção do arsenal nuclear dos EUA.

Em uma tentativa de mostrar a conservadores que o governo está adotando alguma disciplina fiscal, o plano recomenda cortes de gastos não militares que irão diminuir o déficit orçamentário federal em 3 trilhões de dólares durante 10 anos.

Orçamentos presidenciais são frequentemente ignorados pelo Congresso dos EUA, que controla os gastos federais.

O pedido de orçamento de Trump segue para o Congresso somente dias após Trump assinar um acordo bipartidário de gastos com parlamentares, que irá aumentar gastos internos em 300 bilhões de dólares durante dois anos --incluindo 165 bilhões de dólares em novos gastos em Defesa e 131 bilhões em gastos internos não militares.

O orçamento de Trump também inclui diversas previsões econômicas e deve depender de estimativas de que a economia irá continuar crescendo em um ritmo rápido no futuro previsível, coisa que é crítica para ajudar a cobrir o custo da reforma fiscal de 1,5 trilhão de dólares aprovada pelo Congresso em dezembro.

A proposta orçamentária inclui dois elementos-chave: 18 bilhões de dólares durante dois anos para o muro fronteiriço há tempos prometido por Trump e 200 bilhões de dólares em financiamentos federais para estimular 1,5 trilhão de dólares em investimentos na infraestrutura durante os próximos 10 anos com parceiros estatais, locais e privados.

O orçamento também busca cerca de 13 bilhões de dólares em novos financiamentos durante os próximos dois anos para combater a epidemia de uso de opióides.

Investidores ainda desconfiam de rali nos preços do petróleo, avalia Goldman

(Reuters) - Investidores desconfiam que fatores como a demanda global firme, o corte na oferta e a disciplina por parte dos Estados Unidos, que deram sustentação ao petróleo recentemente, podem ser menos sustentáveis, disse o Goldman Sachs nesta segunda-feira.

"Mais importante ainda, os investidores continuam pouco convencidos de que a disciplina do produtor dos Estados Unidos continuará", disse o banco de investimento em uma nota.

"O crescimento da oferta precisa se restringir voluntariamente, mesmo diante de uma perspectiva de demanda mais construtiva... Os investidores seguem focados em outros metais e mineração, onde há maior confiança nas restrições de oferta realizadas pela China", acrescentou.

No entanto, o banco disse que os consumidores estão amplamente mais otimistas em relação às vendas de automóveis e à demanda por petróleo norte-americano na Ásia.

A perspectiva de vendas de automóveis a longo prazo na China ainda parece muito positiva, com carros maiores continuando a ser uma tendência, enquanto o ritmo das vendas de veículos elétrico permanece lento na China, acrescentou Goldman.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário