Mester, do Fed de Cleveland, diz que queda do mercado não impacta cenário econômico

Publicado em 13/02/2018 11:54 e atualizado em 13/02/2018 12:35

Por Howard Schneider

DAYTON, EUA (Reuters) - A recente onda de vendas nos mercados acionários e o salto na volatilidade não prejudicará as fortes perspectivas da economia dos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, alertando contra reações exageradas à turbulência nos mercados financeiros.

"Embora uma queda mais profunda e persistente nos mercados acionários possa prejudicar a confiança e levar a um recuo na tomada de risco e nos investimentos, os movimentos que temos visto estão longe desse cenário", disse Mester sobre a queda dos mercados acionários.

O recuo de mais de 10 por cento aconteceu, disse Mester, apenas após um período de recordes e, "por enquanto, espero que a economia passará por esse episódio de turbulência do mercado e não mudei meu cenário. Na minha visão, os fundamentos básicos que sustentam a economia são sólidos."

As declarações dela são um sinal importante de uma das autoridades do banco central norte-americano que tem mostrando preocupações mais fortes sobre a estabilidade do mercado financeiro e as perspectivas de que o Fed pode arriscar uma aceleração da inflação ao não elevar a taxa de juros rápido o suficiente.

Ela disse que no momento sente que os juros deveriam subir a um ritmo "similar ao do ano passado", quando o Fed elevou a taxa básica dos Estados Unidos três vezes. A perspectiva entre as autoridades é de três altas neste ano também.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo liberará cerca de R$ 1 bi em emendas parlamentares para RS, diz Pimenta
Ações europeias fecham no maior nível em uma semana; Indra sobe
Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom