Dólar cai e encosta em R$ 3,20 com cenário externo

Publicado em 15/02/2018 10:20

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda pelo segundo pregão consecutivo nesta quinta-feira e perto do patamar de 3,20 reais, acompanhando a trajetória da moeda norte-americana no exterior.

Às 10:33, o dólar recuava 0,35 por cento, a 3,2160 reais na venda, depois de despencar 2,27 por cento na véspera e atingir 3,1989 reais na mínima dessa sessão. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,20 por cento.

"O rali global parece ter retomado sua trajetória altista, consolidando a leitura de que a forte volatilidade... foi mais uma correção e acomodação do mercado do que a iminência de algo mais preocupante", trouxe a corretora H.Commcor em nota.

O dólar recuava ante a cesta de moedas e atingiu a mínima de 15 meses ante o iene diante do aumento das preocupações de déficit duplo nos Estados Unidos em meio aos gastos do governo e ao aos cortes de impostos corporativos.

A moeda norte-americana cedia ante divisas de países emergentes, como os pesos chileno e mexicano e a lira turca.

Na semana passada, preocupações sobre aumento mais forte de juros nos Estados Unidos levou a uma onda de correção nos ativos globais. Mas o ambiente tem se acalmado nesta semana, com as bolsas norte-americanas registrando altas.

Pesquisa Reuters junto a economistas mostrou que a avaliação era de que o governo dos Estados Unidos errou ao reduzir os impostos nesse momento do ciclo econômico já que o país está perto do pleno emprego, mas ainda assim ajudará a estimular o crescimento este ano e dará ao Federal Reserve mais motivos para elevar os juros.

O Banco Central brasileiro fará nesta sessão novo leilão de até 9,5 mil swaps cambiais tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- para rolagem dos contratos que vencem em março, no total de 6,154 bilhões de dólares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos