Fux será relator de pedido de impeachment contra Marun no STF

Publicado em 16/03/2018 16:45

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux será o relator de pedido de impeachment contra o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, informou nesta sexta-feira o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Randolfe argumenta, no pedido apresentado na quarta-feira ao STF, que Marun teria ofendido o artigo 85 da Constituição e atentado contra a independência do poder Judiciário.

Recentes declarações do chefe da Secretaria do Governo dão conta de sua intenção de pedir o impeachment de um outro integrante da corte, o ministro Roberto Barroso, após decisões do magistrado -- ele determinou a quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer no chamado inquérito dos portos e depois manteve a suspensão de pontos do decreto do indulto de Natal, assinado por Temer em dezembro.

"O senhor Marun assim o fez, atentando contra a independência quando ameaçou um ministro do Supremo Tribunal Federal, no caso o ministro Luís Roberto Barroso, pelo simples fato de ele estar cumprindo a sua atribuição de magistrado", disse o senador.

"Antes que Marun ouse pôr um juiz no banco dos réus, por cumprir seu dever de investigar quem quer que seja, subvertendo a ordem natural das coisas, ele próprio deve se sentar nesta cadeira, para que tenha a oportunidade de repetir suas ameaças ao Judiciário, cara a cara com o próprio STF", afirmou.

Marun disse que não comentaria o pedido de impeachment contra ele: "tenho mais o que fazer".

O senador Randolfe é autor de outro pedido, entregue nesta semana à Procuradoria-Geral da República (PGR), para que seja apurada eventual tentativa de obstrução à justiça por parte do ministro, que não descarta se licenciar do posto para oficializar o pedido de impeachment de Barroso.

Mais cedo, questionado por jornalistas em João Pessoa, onde cumpre agenda de pré-campanha ao Planalto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), discordou do que chamou de uma "estratégia de radicalização" e defendeu que o governo procure o diálogo se considerar que houve qualquer excesso por parte de um integrante da corte.

"Se há uma crítica e uma avaliação do governo de que a decisão do ministro Barroso, ela fere a Constituição, o que o governo precisa é dialogar, principalmente com seu ministro da Justiça, e que a decisão dele seja colocando no plenário no Supremo e a corte como um todo decida sobre aquele assunto", disse Maia a jornalistas.

"Quando você vai para esse radicalismo, você perde a razão no debate, mesmo com razão no mérito", avaliou.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário